Barragem da Samarco em Mariana tem novo vazamento

Um novo vazamento na barragem do Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana, alarmou as autoridades da região. 
O deslizamento aconteceu no começo da tarde desta quarta-feira e, segundo informações da Defesa Civil, houve um deslocamento de massa. A mineradora não notificou o órgão, que ainda não informou maiores detalhes do incidente. De acordo com as primeiras informações, todos os 150 funcionários que trabalhavam no local foram evacuados.
“O que nós sabemos é que foi um deslocamento, aconteceu em uma área que não representa maiores riscos”, tranquilizou uma agente da da Defesa Cívil. O cordenador do órgão, Welbert Stopa, informou que os sedimentos que vazaram hoje eram decorrentes do rompimento da barragem do Fundão, em novembro do ano passado. Ainda segundo Welbert, o deslocamento não atingiu as outras estruturas da barragem e teria ocorrido por conta das fortes chuvas que assolam a região.
O vazamento é o primeiro após a tragédia de Mariana, que aconteceu no dia 5 de novembro, considerado o maior desastre ambiental na história do país, deixando 17 pessoas mortas e duas desaparecidas. A enxurrada de lama atingiu aproximadamente 40 cidades em Minas e no Espírito Santo, se estendendo por centenas de quilômetrosm, e provocando danos irreperáveis ao meio ambiente, como a morte do Rio Doce.

Comentários