ENSAIO SOBRE OLIGARQUIAS - Oligarquia - significa, literalmente, governo de poucos.

O termo oligarquia, nascido na Grécia antiga, referente a um tipo de poder concentrado em um grupo determinado de pessoas, seja por laços familiares, políticos, militares, distinções de nobreza e ou riqueza, etc. Bastante difundido em terras terras tupiniquins na primeira República, entre 1989 e 1930.

Os oligarcas, proprietários de terras e portanto detentores de grandes riquezas, intervinham diretamente no futuro político do país, recebendo e beneficiando - se de favores pessoais em detrimento ao bem comum, isso tudo, aplicado em regime dito e conhecido democrático.

O importante aqui não é atacar e ou denegrir imagem de a ou b, é sim perceber como esse tipo de "governo" mesmo depois de tanto tempo continua sendo praticado bem diante de nossos olhos, camuflado com nomenclaturas e favores individuais que, às vezes, passam despercebidos por nossa sociedade. Então, sem ter que alongar no assunto, você conhece algum lugar onde haja algum tipo de governança oligarca? Onde A e ou B dominem o poder intervindo e recebendo favores dos agentes públicos em decorrência de laços consanguíneos, amizades de longas datas ou poderio político? Vamos refletir.....Por Jorge Eduardo

Fonte:"DE OLHO NA NOTÍCIA"
_________________________________________________________________________________

Blog WebNoticias

Oligarquia - significa, literalmente, governo de poucos.


No entanto, como aristocracia significa, também, governo de poucos - porém, os melhores -, tem-se, por oligarquia, o governo de poucos em benefício próprio, com amparo na riqueza pecuniária.As oligarquias são grupos sociais formados por aqueles que detém o domínio da cultura, da política e da economia de um país, e que exercem esse domínio no atendimento de seus próprios interesses e em detrimento das necessidades das massas populares; num país pós-colonial, como o Brasil, os interesses oligárquicos estão diretamente relacionados aos interesses do imperialismo (o domínio de um país para o atendimento das necessidades ? também oligárquicas ? de um outro país, este dominante); o imperialismo, por sua vez, participa directamente da sustentação daqueles grupos sociais oligárquicos no domínio do "seu" país: os oligarcas de um país dominado são, portanto, "subdominantes"., Formadas geralmente por familiares de grande poder .

Os partidos políticos costumam ter nítido caráter oligárquico, sendo dominados por reduzido grupo de pessoas.

A oligarquia é caracterizada por pequeno grupo de interesse ou lobby que controla as políticas sociais e econômicas em benefício de interesses próprios.

Governo em que o poder político está na mão de poucos. Vivemos em época de oligarquia.

Comentários