Maior avião do mundo ocupa área de sete aeronaves em Cumbica

Decolagem foi adiada para 19h30 desta terça (15) para ajuste de avião. Antonov pousou no Aeroporto de Guarulhos na noite desta segunda (14).

O Antonov 225, maior avião do mundo, que está estacionado no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, ocupa uma área que equivale a de sete aviões que aterrissam diariamente no terminal aéreo.

foto da internet
“O grande desafio é você conseguir coordenar toda a operação, porque alguns minutos antes tinham dezenas de aviões decolando para vários destinos do mundo e fazer com que essa operação encaixe de uma maneira que não afete essas operações, não cause atraso e nem prejuízo aos passageiros”, afirmou Wilson Souza, gerente do Centro de Controle do aeroporto.

A aeronave pousou às 23h38 desta segunda-feira (14) na pista do Aeroporto Internacional de São Paulo sob aplausos. A expectativa pela chegada da aeronave provocou extensas filas de carros e atraiu dezenas de fãs de aviação.

O pouso da aeronave estava prevista para ocorrer por volta das 23h30, mas horas antes do pouso, dezenas de pessoas já ocupavam as áreas verdes próximas ao aeroporto ao longo da Rodovia Hélio Smidt.

Esta é a segunda vez que o avião vem ao Brasil. A aeronave chegou nesta manhã, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. A primeira foi em fevereiro de 2010. Depois de passar por São Paulo, a aeronave decolaria em direção ao Chile.

O voo para Santiago estava previsto para as 8h desta terça-feira (15), mas vai atrasar. Por volta das 7h40, a aeronave estava sendo carregada com a carga.

A decolagem, que estava prevista para as 8h, foi adiada para as 19h30 desta terça-feira (15). Segundo a Gru Airport, concessionária que administra o aeroporto, o atraso ocorre devido a um ajuste no alinhamento do avião com os trilhos que vão conduzir a carga para dentro da aeronave.

vídeo do youtube

Com 84 metros de comprimento, 88 metros de envergadura (distância entre as pontas das asas) e 175 toneladas sem carga e sem combustível, o avião tem capacidade para transportar 250 toneladas de carga em longas distâncias. São seis turbinas e 32 rodas do trem de pouso.

Ele vai transportar um transformador de 150 toneladas até Santiago e antes de chegar a Guarulhos, fará uma escala em Campinas para pegar uma peça que servirá de suporte. Essa é a segunda maior carga a ser transportada na história da aviação, de acordo com a assessoria do aeroporto de Guarulhos.

Essa Informação foi retirada do texto do portal do g1/sp

Comentários